terça-feira, 3 de abril de 2012

Aula 7: questões sobre ciber-cultura-remix


O que é podcast?
Podcast é o sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que surgiu no final de 2004. O nome é um neologismo dos termos "iPod" (tocador de MP3 da Apple) e "broadcasting" (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala). Estima-se que há mais 6 milhões de usuários do sistema no mundo.
podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram “o fim” de suas antecessoras?
Não é o fim do rádio como meio de comunicação, ou como conhecemos hoje (com as frequências AM e FM). O surgimento do podcast veio somente para somar, ou seja, é uma reconfiguração midiática. Não é como o  DVD que prenunciou o fim do videocassete; nem como o CD que prenunciou o fim da fita cassete. Está mais para telefone celular, que se desenvolveu ao longo dos anos, mas nem por isso extinguiu o telefone fixo.
O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo, seu tamanho dobra a cada seis meses. Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diário pessoal, informações jornalísticas, emissões de rádio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.
O que é P2P? Como ele funciona? Cite exemplos.
O P2P (peer to peer) é um fenômeno marcante da cibercultura. Este sistema de compartilhamento possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a "ciber-cultura-remix". Os sistemas P2P, embora ameaçados por problemas de copyright, encontram sempre novos modelos, fazendo com que a "ciber-cultura-remix" continue crescendo. Como exemplos de P2P, podemos citar:AreseMule e Shareaza.
Qual é a vantagem do freenet?
O freenet é um sistema criado por Ian Clarke que torna impossível a restrição do fluxo de informação digital. Por meio da criptografia, o sistema coloca arquivos em circulação para diversas formas de apropriação e criação.
Quais as origens dos softwares do código aberto?
A adoção de softwares livres aconteceu com o questionamento do monopólio de firmas produtoras de softwares, o que permitiu o surgimento desses softwares livres foi a invenção de uma licença de utilização do código fonte em 1989.
O que é GPL? O que é GNU?
No ano de 1989, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e a "Free Software Foundation" e escreve o primeiro projeto de software livre, o GNU (acrônimo de "GNU is not Unix"). A criação foi moticadapela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coltivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações.
Por que o SL é um bom exemplo de ciber-cultura-remix?
Porque, com os softwares livres, qualquer um pode trabalhar em códigos e programas (liberação de emissão), o trabalho e a cooperação são feitos por redes telemáticas (princípio de conexão) e alguns programas, como o Office, têm o código aberto (reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a resposta da flexibilização).
Acesse o site mencionado na nota de rodapé nº 16 e poste em seu blog um comentário sobre o site.
A "citzen media" ou "mídia do cidadão" surgiu Com a proliferação não só da internet, mas em especial dos blogs e redes sociais, bem como outros recursos em que o usuário tem ativa participação, as pessoas estão se tornando cidadãos midiáticos. Cada pessoa pode publicar crônicas, artigos, fotos, vídeos ou podcasts sobre acontecimentos que testemunharam de sua própria perspectiva e outras pessoas podem ver estas publicações. Ourmedia, criado por JD Lasica, é um lugar onde é possível fazer estas publicações sem custo algum para quem publica ou para quem lê, encoraja seus usuários a publicar suas criações e mostrar que a criatividade e entretenimento não precisam vir apenas de grandes produções cinematográficas.
Quais os três argumentos de Manovich para o remix como nova mídia?
Os três argumentos são: 1-referência ao pós-modernismo; 2-globalização, mistura e reconfiguração de culturas nacionais em caráter global; 3-ligação entre cultura e computadores.
Acesse o site oficial de Manovich, coloque o link dele no seu blog e poste um comentário em seu blog sobre qualquer tema do site do Manovich.
Site oficial de Manovich: http://manovich.net/
Manovich questiona em seu artigo "A Forma da Informação", as formas que a informação pode ter, sendo que a própria palavra "informação" contém em si a palavra "forma"; Os principais questionamentos de Manovich são: Qual é a "forma da informação"? Quais são as formas contidas na informação? A chegada da sociedade da informação veio acompanhada de novas vocabulários de formas, nova estética e novas iconologias? Para responder a estas perguntas, o autor escolhe o termo "info-estética" - projeto que verifica a cultura contemporânea para detectar estéticas emergentes e formas culturias específicas de uma sociedade da informção global. A informação muda com o passar do tempo e com o avanço da sociedade, com a globalização, e toma novas formas com a tecnologia que prevalece na cultura, ou seja, sempre surgirão novas formas de informação: podemos dizer que as algumas formas dominantes no momento são os tablets, GPS, arquivos de áudio e vídeo compartilhados, espaço virtual 3D e entre outras. Não é segredo que utilizamos essas formas de informação na escola, no trabalho, em casa, em projetos, em quase todos os aspectos da vida, somos a "sociedade da informação".
O que é copyleft?
copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autorial padrão.
Traduza a citação final do texto e comente-a.
"Nada é sagrado... Tudo é 'domínio público'. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória... a informação move através de nós com a velocidade do pensamento, e basicamente qualquer tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra" (DJ Spook, apud Murphire e Potts, 2003, p. 70)
A citação acima reforça a ideia de que nenhuma informação pode ser contida, e também incentiva a criatividade de personalizar as informações por meio de remix, edições etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário